Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação

1- Projeto de leitura

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO





PROJETO DE LEITURA

Lendo e Entendendo









SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
AVENIDA ABDON JOSÉ BARRETO/900.CEP 49.540-000
NOSSA SENHORA APARECIDA/SE-TEL/FAX: (79)3483-1323
E-mail:educacao.pmnsa@hotmail.com





 

I-                   APRESENTAÇÃO
O Projeto Lendo e Entendendo, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora Aparecida-Se, tem por finalidade despertar no aluno o gosto pela leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, resgatando com isso, a nossa cultura, desenvolvendo a criatividade interpretativa, facilitando assim, a assimilação de conteúdos.

II-                JUSTIFICATIVA

            Tendo em vista as dificuldades de interpretação de textos e o pouco hábito de ler, observados na sala de aula, criou-se esse projeto, cuja finalidade é despertar o interesse pela boa literatura e o conhecimento dos nossos autores. Com isso, levando o aluno a participar ativamente do projeto Lendo e Entendendo, descobrindo o que ler, criando e recriando situações literárias e adequando-as à sua realidade e ao seu modo de vida.

III-             OBJETIVOS

Despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
Resgatar a nossa cultura e a nossa história;
Valorizar os nossos autores e suas obras literárias.
IV-             DESENVOLVIMENTO

            Na sala de aula serão selecionadas previamente, obras de diversos autores, destacando aquelas que cheguem mais próximas à realidade e a vivência dos alunos. A partir desta seleção, serão trabalhadas, poesias, versos e histórias. O aluno escolhera o livro que mais lhe agradar e juntos criaremos, a partir da leitura sugerida várias atividades como, leitura interpretativa, teatrinhos, jograis, músicas, construção de livros de história, envolvendo o tema trabalhado. Levantaremos dados sobre a história e a cultura de cada comunidade onde o projeto será desenvolvido, valorizando as nossas culturas locais. No pátio da escola promoverá o Dia de Contação de História, convocando pessoas de toda escola para esta atividade.

V-                CONCLUSÃO
Ao término das atividades  de Leitura, será organizada uma apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos para que sejam apreciados por todos os funcionários da escola, valorizando assim, o trabalho, a participação e o empenho de todos na realização do Projeto.
VI-             AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada a partir da observação, do interesse, participação e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
VII-          CRONOGRAMA
Este projeto será constante na sala de aula, perdurando por todo o ano letivo.
Público alvo: todos os alunos da sala.
Local: Sala de Leitura

VIII-    RESPONSÁVEIS PELO PROJETO


DJENALDA BOMFIM DA SILVA
Secretária Municipal de Educação

JOSÉ SILVA SANTANA
Supervisor de Ensino
SAYONARA SANTOS BARBOSA
Supervisora de Ensino



2- Projeto Educação Ambiental




ESTADO DE SERGIPE
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO












PROJETO

 EDUCAÇÃO AMBIENTAL






“Despertando uma Consciência Ecológica”













EDUCAÇÃO AMBIENTAL






“Despertando uma Consciência Ecológica”






Projeto a ser desenvolvido no município  de de Nossa Senhora Aparecida com intuito de orientar os estudantes a cultivar e preservar os recursos naturais.







PÚBLICO ALVO


  • Alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano;
  • alunos da Eja;
  • Professores da Rede de Ensino;
  • Servidores Técnicos Administrativos;
  • Pais de Alunos da Rede de Ensino.
       PROPOSTA


Será realizado o desenvolvimento deste projeto nas Escolas Municipais do município de Nossa Senhora Aparecida com intuito de orientar as crianças e os jovens sobre os prejuízos causados ao meio ambiente como também orientar toda população a preservar e renovar os recursos naturais.


OBJETIVOS


OBJETIVO GERAL:

·         Despertar uma consciência crítica na população do município de Nossa Senhora Aparecida/SE sobre as graves questões ambientais do município, a partir de um trabalho dirigido à comunidade escolar da Rede de Ensino do município.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Conscientizar a população sobre a importância do meio  ambiente e como o homem está inserido neste meio;

·         Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive  e o que as interferências negativas tem causado à natureza;

·         Desenvolver e estimular nos alunos a criatividade;

·         Estimular a leitura e a escrita;

·         Desenvolver a oralidade, a socialização;

·         Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

·         Conscientizar alunos e funcionários da rede de ensino do Município de Nossa Senhora Aparecida sobre a conservação do meio ambiente.

APRESENTAÇÃO


A Educação Ambiental nunca teve uma política  bem definida aqui no Brasil, embora  a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país. Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de incentivo para o cultivo dos recursos naturais.

A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
          
O projeto Educação Ambiental, desenvolvido neste município, além de uma recomendação de GICELMA SANTOS DO NASCIMENTO, Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão foi uma iniciativa da Secretária Municipal de Educação Djenalda Bomfim da Silva, por perceber a necessidade da realização de um trabalho que venha incentivar a população deste município a cultivar e preservar o meio ambiente. Um projeto carrega consigo a essência da cidadania que é a participação, participação que se dá no pensar, no projetar, no criar, no inventar, no construir um novo caminho. Sendo assim o Projeto Educação Ambiental vem realizar junção de profissionais,  de Educação, Saúde, Cultura, Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais deste município, para um trabalho que venha melhorar a qualidade de vida desta população.

JUSTIFICATIVA


            A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.

A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital; As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência; É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.

            Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação ela­borou seu projeto “Des­pertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA



A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.

Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.

Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.

A fundamentação teórico/prática dos projetos ocorrerá por intermédio do estudo de temas geradores que englobam palestras, oficinas e saídas a campo. Esse processo oferece subsídios aos professores para atuarem de maneira a englobar toda a comunidade escolar e do bairro na coleta de dados para resgatar a história da área para, enfim, conhecer seu meio e levantar os problemas ambientais.

                   METODOLOGIA



A principal finalidade deste projeto é desenvolver de forma produtiva  a aprendizagem dos alunos  aparecidenses, oferecendo conhecimento para que eles construam suas idéias, mudando assim seus hábitos prejudiciais ao meio ambiente. Para melhor resultado será realizado palestra sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL com um profissional (a definir) que tem um conhecimento vasto nesta área.
 Haverá apresentação pelos alunos da Escola Municipal Dº Lourival Baptista e da Escola Municipal Professora Josefa Maria da Costa, dos seguintes tema:

·         ÁGUA
·         FOGO
·         TERRA
·         AR
·          LIXO

Ainda como requisito de orientação haverá a apresentação de um vídeo, produzido pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, diante das comunidades do nosso município em entrevista com os moradores mais antigo, onde estes venham realizar uma comparação de dez  vinte anos atrais para a realidade de hoje.

Também será apresentado um vídeo sobre o ambiente nacional.

                                                                                                                                                                                                                                                                      

 
                                                    RESPONSÁVEIS PELO PROJETO



Autor:

JOSE SILVA SANTANA
Supervisor de Ensino




Colaboradores:



COMISSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Portaria nº 007 de 06 de maio de 2010


DJENALDA BOMFIM DA SILVA
Secretária Municipal de Educação







SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
AVENIDA ABDON JOSÉ BARRETO/900.CEP 49.540-000
NOSSA SENHORA APARECIDA/SE-TEL/FAX: (79)3483-1323
E-mail:educacao.pmnsa@hotmail.com





ESTADO DE SERGIPE